Como usar neuroassociações para emagrecer definitivamente.

No artigo anterior vimos que tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) o fazemos como resultado da nossa avaliação de se essa ação vai nos trazer mais dor ou prazer e que, para conseguir se manter firme no seu compromisso, você precisa associar prazer ao fato de agir de forma coerente com seu compromisso e associar uma dor intensa ao fato de não agir e romper com a sua promessa.

Quando se trata do cérebro humano, tudo o que é accionado junto é associado. Nosso cérebro está constantemente fazendo novas conexões neurais, quer estejamos conscientes disso ou não.

Neuro-associações são os elos que são criados entre o que você experimenta e as emoções e pensamentos relacionados a essa experiência. Situações que provocam emoções “positivas”, como felicidade ou alegria, “acionam e conectam” uma neuro-associação positiva em seu cérebro (prazer).

Por outro lado, se suas experiências provocarem emoções “negativas”, como tristeza, culpa ou raiva, seu cérebro “disparará e ligará” uma neuro-associação negativa a essa experiência (dor).

Então, quando se trata de SUA alimentação (e dos hábitos em geral), é menos sobre o que você está fazendo e mais sobre o que você sente enquanto o faz.

Por exemplo, se eu como um biscoito e me permito experimentar as emoções positivas de alegria, prazer e indulgência da experiência, eu tenho todos os hormônios “da felicidade” (como dopamina, serotonina, oxitocina) fluindo pelo meu corpo , criando, assim, neuroassociações POSITIVAS.

Mas por outro lado: Se eu como um biscoito e me sinto culpado porque eu acho “ruim” ou porque eu sinto que “estou fazendo algo errado” (provocando quaisquer outras emoções negativas), tenho todos os hormônios do estresse (como cortisol, adrenalina, epinefrina) fluindo pelo meu corpo, criando neuroassociações NEGATIVAS.

A boa notícia é que essas associações foram aprendidas e que você pode mudá-las. Por exemplo, ninguém nasce gostando de beber wisky ou de fumar, mas o nosso ambiente social vai nos condicionando a associar bebida e cigarro com festa, amigos, alegria e para o nosso cérebro isso significa “prazer” e ele vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para consegui-lo. Já outras pessoas não fumam ou não bebem por acharem que é um atentado ao seu próprio corpo, que é um desvio moral, ou qualquer outro motivo associação à dor.

Quer dizer, o significado (associação à dor o prazer) que você dá a uma coisa, vai definir a sua relação com ela. Vai definir seus sentimentos, seu comportamento, seus resultados.

Processando…
Sua inscrição foi realizada com sucesso!

Desta forma, mudando o significado que dá a algumas coisas você vai mudar suas ações, seu rumo e seu destino.

Por exemplo, hoje você gosta de bolo porque o associa ao prazer da festa ou da reunião em família mas, você já pensou que esse mesmo bolo está te causando a tristeza de não poder usar aquele vestido maravilhoso?

Se, no dia a dia, você olhar para o bolo e pensar algo como: “que raiva, por sua causa não vou poder usar meu vestido favorito para a festa de sábado” ou “por causa dos bolos minha mãe tem que se injetar insulina todos os dias. Não mereço isso” aos poucos a sua paixão por bolo vai ir diminuindo até o dia em que você não vai achar mas graça nele.

A dica é: monitore o significado que você está dando aos alimentos, pois sempre que você estiver em um estado emocional forte, como alegria ou raiva, seu cérebro vai associar suas ações com dor ou prazer.

No próximo artigo veremos, passo a passo, como mudar suas associações e assim mudar sua relação com a comida para sempre.

Atividade

  • Liste 3 associações que tem moldado positivamente a sua relação com os alimentos.
    • Exemplo: Comer açúcar em excesso faz mal à saúde. Por isso evito açúcar no meu dia a dia.
  • Liste 3 associações que tem moldado negativamente a sua relação com os alimentos.
    • Exemplo: Fazer dieta é complicado. Por isso estou 5kg acima do peso.

Um comentário sobre “Como usar neuroassociações para emagrecer definitivamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s