10 Benefícios do chocolate amargo para a sua saúde

O consumo regular de chocolate preto ou amargo, com um percentual superior a 70% de cacau, pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde. Entre eles podemos mencionar:

1. Melhora o metabolismo

O consumo de chocolate amargo poder aumentar a quantidade de calorias que o organismo utiliza para realizar suas atividades diárias, pois contém gorduras monoinsaturadas que têm a capacidade de estimular o organismo a utilizar mais energia proveniente dos estoques de gordura. Além disso o chocolate amargo tem um grande impacto na maneira como o organismo sintetiza os ácidos graxos (gorduras), reduzindo a absorção de gorduras e carboidratos.

2. Diminui o apetite

Os flavonoides (substâncias antioxidantes) presentes no chocolate ajudam a diminuir a resistência à insulina, controlando as variações do açúcar no sangue, o que impede o surgimento daquela fome absurda que normalmente aparece imediatamente após o consumo de açúcar; Além disso, o chocolate amargo também diminui a liberação de grelina, um hormônio que tem como função aumentar o apetite.

3. Aumenta a sensação de bem estar

O chocolate amargo contém e estimula a produção de substâncias como a serotonina, endorfina, anandamida e teobromina, que atuam diretamente na sensação de bem estar, reduzindo o estresse e melhorando a disposição e o humor.

4. Estabiliza os níveis de glicose

O consumo regular de chocolate amargo ajuda a controlar a quantidade de glicose na circulação sanguínea, evitando uma liberação excessiva de insulina, hormônio que está associado a inflamações e ao acúmulo de gordura abdominal. Além da atuação dos flavonoides do cacau, estes benefícios do chocolate amargo também podem ser atribuídos à presença das gorduras do chocolate, que retardam a absorção do açúcar na corrente sanguínea e previnem os temidos picos de insulina.

5. Controla a pressão

O chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial, isso porque é rico em catequinas e procianidinas, dois potentes antioxidantes que inibem uma enzima conhecida por elevar a pressão sanguínea. Por outro lado, os flavonoides presentes no chocolate estimulam produção de óxido nítrico, que tem entre suas funções enviar sinais para as artérias relaxarem, o que por sua vez diminui a resistência do fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial.

6. Melhora os níveis de colesterol

O consumo de chocolate com alto teor de cacau pode aumentar as taxas de HDL (bom colesterol) ao mesmo tempo em que diminui os níveis de LDL, pela atuação das catequinas, substâncias estimulantes presentes no cacau e que inibem a oxidação do LDL, impedindo sua deposição na parede das artérias e facilitando sua eliminação pelo organismo.

7. Protege o coração

A proteção contra obstruções arteriais e infarto é mais um dos benefícios do chocolate amargo como resultado da sua ação na redução das taxas de LDL, no aumento do colesterol bom (HDL) e na redução da pressão sanguínea.

8. É rico em antioxidantes

Estudos mostram que o cacau contém mais antioxidantes que o açaí e o mirtilo (blueberry), duas das frutas com maior potencial antioxidante de que se tem notícia, o que o torna um grande aliado na prevenção e combate das inflamações e na redução dos radicais livres. Entre os antioxidantes do chocolate estão os flavonóides, procianidinas, catequinas e epicatequinas.

9. Ajuda a acalmar a tosse

Entre os componentes do chocolate está um ingrediente chamado de teobromina, o qual atua sobre o nervo vago, a parte do cérebro que provoca os ataques de tosse.

10. Pode despertar a inteligência

Segundo algumas pesquisas, o aumento do fluxo de sangue no cérebro nos faz sentir mais alertas e despertos, facilitando, desta maneira, a aprendizagem. 

Quantidade ideal de chocolate

Para você obter todos os benefícios do chocolate amargo é preciso consumir no mínimo uma porção de 25 a 30 gramas por dia.

Por isso, para manter sua saúde em dia, consuma chocolate de verdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s